Patrimônios Culturais

Os Patrimônios Culturais de um povo, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, são formados pelos conjuntos de saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos que remetem à história, memória e identidade desse povo.

Materiais

Os bens culturais materiais podem ser imóveis as edificações, como as cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Imateriais

Os bens culturais imateriais manifestam-se em saberes, ofícios e modos de fazer; nas celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Naturais

São as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal.