Patrimônio material

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso foi construída entre 1752 e 1758.

A atual Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso foi construída entre 1752 e 1758. A execução das obras é atribuída ao construtor Antônio da Silva Bracarena, segundo planta possivelmente elaborada pelo arquiteto Manoel Francisco Lisboa, pai de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A planta é formada por nave única capela-mor com corredores laterais a esta e sacristia ao fundo. O enquadramento dos vãos, pilares cunhais e guarnição do frontão são em cantaria. O forro da nave, em abóbada, tem pintura de um muro parapeito contínuo. Nas laterais, observam-se pinturas figurativas simbolizando a Fé e a Esperança. Destaca-se, na empena da parede do arco-cruzeiro, pintura alusiva ao Parthenon.

A igreja apresenta excelente conjunto de retábulos, destacando-se o retábulo do altar-mor, no estilo D. João V, executado pelo artista entalhador e escultor José Coelho de Noronha, em meados dos Setecentos. Conserva ainda, valioso acervo de imaginária e alfaias.

Possui tombamento federal através do processo número 0067-T-38, inscrito no Livro de Belas Artes, inscrição no 115, Data: 13/06/1038. O tombamento federal inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Processo Administrativo no 13/85/SPHAN.

Fonte: Iphan

 

Confira algumas fotos

Foto: Patrícia Urias